IF YOU WANT,YOU CAN LISTEN MUSIC

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DE VOLTA E APELANDO

E pronto...as férias 2010 já 'eram' :). De volta para a rotina e retomando a minha paleta. Mas isto não quer dizer que 'a paleta também tenha ido de férias':)...Não. Jamais conseguiria estar um mês sem pintar. Por isso comecei a pintar uma paisagem (urbana/marinha):Ferragudo (Algarve), uma povoação 'pitoresca' e muito cativante. Tão cativante que me fez 'regressar' aos meus 'velhos temas' da pintura de paisagem. São temas que dão IMENSO trabalho , mas deu-me vontade de retomar. Geograficamente, Ferragudo fica situada à beirinha da foz do rio Arade, a cerca de 5Km de Lagoa e um pouco menos de Portimão. Aqui está ... um óleo com 70x50 cm. Ainda falta muiiiito para a terminar,mas o gosto e a paciência são a chave para fazer este tipo de pintura . Há já alguns anos, pintei dois quadros cujo tema era esta linda vila algarvia:um faz parte duma colecção privada (Lisboa), e outro ainda está comigo (e pode ser visto no www.artmajeur.com/pintura-inesdourado). Mas nestas férias visitei-a de novo e não resisti aos seus encantos e...estou a pintá-la de novo :).
E, já agora, como também tenho uma certa paixão pela fotografia, mostro aqui alguns dos 'cantinhos' do meu local de férias (Alvor). É simplesmente maravilhoso...Por isso eu amo a natureza e pinto-a da forma como a vejo e como gostaria que se mantesse.
Deste modo, APELO a todos que LUTEM para que ela seja estimada e preservada. Ela é um BEM precioso, que, inconscientemente, muitos se esquecem.

Praia e ria do Alvor (Fotos de Inês Dourado)
LINDO, não é?
Mas...e se ficasse ASSIM?
Não deixemos que a 'nossa natureza' seja agredida desta maneira. É DEVASTADOR...TRISTE, ANGUSTIANTE... Faz doer a alma :(

Lembram-se? Aconteceu no dia 20 de Julho do ano corrente, na costa chinesa, mais um MONSTRUOSO desastre ecológico :(.
O homem não aprende nada... ainda que seja ele o próprio a sofrer as consequências.
. Pena é que elas caiam sobre aqueles que trabalham - nas plataformas, nas transportadoras petroliferas, os pescadores - para sobreviver :( ... e não sobre aqueles que estão apenas empenhados em contar 'as cifras' (€,dollars, etc.).
Pois é...O físico 'vai de férias', mas não devemos permitir que a CONSCIÊNCIA faça o mesmo. Não devemos permitir que ela 'adormeça' seja em que momento for, pois a continuar assim...o futuro vai ser tão negro quanto o pobre homem da foto e a praia de Dailan. Não queremos isso para os nossos filhos, pois não???
(Dailan, China-Fotos de AP photo Jiang He, Greenpeace)

3 comentários:

F Nando disse...

Inês adorei o teu blogue faz a junção de temas que me são queridos: a pintura e a fotografia.
É certo que sou um autodidacta e achei curioso que também há a preocupação dos eventos que estão a decorrer
Bjs

Em@ disse...

Inês,
andaste por aqui + ao menos perto eheheh.
gosto mais do sotavento do que do barlavento, mas por aí também se encontram algumas maravilhas.
beijinho

Com Tintas e Pincéis disse...

Olá Inês,
Tenho andado ausente, mas atenta aos trabalhos dos amigos, embora só hoje tenha tido tempo para comentar.
Fez bem em voltar à paisagem. Acho que vai ficar linda. E escolheu bem o tema. Tenho pena de não ter "jeito" para a paisagem.
Quanto às fotos, não há palavras suficientes para definir a inconsciência do ser humano...
Um grande abraço e continue lutando.